A Secretaria Estadual de Saúde (SES) continua ampliando o acesso da população aos atendimentos na área de saúde bucal. Desde 2011, além dos serviços municipais (Centros de Especialidade Odontologia e Equipes de Saúde da Família), o Estado instituiu urgências odontológicas funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana, para os casos de média complexidade. Nesta sexta (10/08), será a vez da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta ganhar a especialidade. A inauguração do novo consultório está marcada para as 8h, com a presença do governador Eduardo Campos e do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.
Por dia, cada urgência odontológica tem capacidade para atender 50 pacientes. Juntos, os dez serviços, contando com Nova Descoberta, beneficiarão 500 pessoas diariamente, 15 mil mensalmente. “A Saúde Bucal foi instituída como política de Estado neste governo. Estamos tratando das urgências, pois sabemos como é difícil ter uma dor de dente à noite, de madrugada, e não ter um serviço especializado para tratar o caso. Além disso, estamos fazendo a concessão das próteses dentárias e finalizando o processo de licitação para fluoretar as águas que chegam nas casas dos pernambucanos, algo essencial para evitar a cárie”, diz o secretário.

O serviço já está funcionando nas UPAs do Curado, Olinda, Paulista e Engenho Velho, e em cinco hospitais regionais (Palmares, Limoeiro, Salgueiro, Garanhuns e Serra Talhada).
PLANO – Lançada no ano passado, a Política Estadual de Saúde Bucal prevê a concessão de prótese dentária a partir dos encaminhamentos feitos pelas equipes de Atenção Primária e pelos Centros de Especialidades Odontológicas. Atualmente, 30 laboratórios regionais já estão credenciados para fazer a concessão. Para os trabalhadores canavieiros cadastrados no programa Chapéu de Palha, estão sendo fornecidos kits de saúde bucal (creme dental e escovas). Ao todo, serão 120 mil kits distribuídos para 29.836 profissionais de 54 municípios.
A política abrange também a fluoretação da água. Ao todo, mais de 1,7 mil toneladas de ácido fluorosilícico serão despejados nos sistemas de Pirapama, Tapacurá, Botafogo/Gurjaú e Alto do Céu, que distribuem água para os municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Paulista e Abreu e Lima, beneficiando uma população de mais de 2,3 milhões de pernambucanos. A fluoretação da água consegue reduzir em até 50% a prevalência da cárie na população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário