A Lituânia é aqui. A Ilha da Madeira e a Rússia também são. E podemos dizer o mesmo da Bulgária e da Índia. Se no ano passado o Criança Esperança retratou a geografia sentimental geografia sentimental do Brasil, percorrendo as cinco regiões do país, e mostrando a diversidade cultural que caracteriza o povo brasileiro, este ano o programa vai homenagear os estrangeiros que aqui chegaram e deram à nação uma identidade singular. A influência dos imigrantes na formação do povo brasileiro será o tema do show deste ano, que será realizado no dia 18 de agosto.
"O Brasil é o que é hoje por causa da miscigenação de diversos povos. Achamos que algumas culturas que são muito importantes para o país não são conhecidas pelo Brasil gigante. Vamos também brincar com o imaginário da aventura, que é pegar um navio, chegar a uma terra estranha e nela construir uma vida", conta Ulysses Cruz, diretor geral do show do Criança Esperança
As pesquisas para o show começaram em outubro do ano passado e um dos lugares onde o diretor procurou inspiração foi na Festa do Imigrante, evento anual que acontece em São Paulo (este ano no período de 27 de maio e 03 de junho) para celebrar as tradições das diferentes comunidades imigrantes do estado. Cinema, culinária, artesanato, dança e música de vários países foram algumas das atrações do festival que ajudaram Ulysses, o assistente de direção Renan de Andrade e o figurinista Carlos Pazetto, a buscar ideias para o show do Criança Esperança de 2012.
Veja a galeria de imagens da Feira do Imigrante
"Estamos fazendo um intenso trabalho de pesquisa para entender como tem sido essa convergência cultural dos povos. Essa feira não só nos mostra a pluralidade de identidades no Brasil, como também o quanto os imigrantes se tornaram grupos organizados no país. E isso tem contribuído muito para nosso trabalho artístico e conceitual", define Renan.
O que também levou a equipe a tratar desse tema foi a importância de se falar das origens do Brasil para que crianças e jovens percebam que, no grande caldeirão onde estão misturadas cultura e etnia brasileiras, há ingredientes europeus, asiáticos e africanos.
"A gente tem notado que a história das nossas origens está sendo perdida. Então, resolvemos contá-la de uma maneira lúdica, brincando com imagens do imaginário infantil, pois o show será sobre o imigrante através do olhar de uma criança. Não é um show infantil, é um show para celebrar a infância, sendo para toda família", adianta o diretor.
Ulysses antecipa que este ano o show terá muitas surpresas, algumas nunca antes feitas para TV. Uma delas será o cenário de uma praia, com areia de verdade. É esperar para ver. Enquanto isso, acompanhe tudo o que acontece nos bastidores aqui, no site do Criança Esperança.
O projeto Criança Esperança é uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Unesco. Tem como objetivo chamar a atenção da opinião pública para a situação da infância e da juventude, expondo ao debate alguns dos principais problemas que atingem crianças, jovens e adolescentes. Todo ano, a campanha mobiliza os brasileiros para doarem recursos, que são aplicados em projetos sociais em todo o Brasil. Em 2012, o Criança Esperança apoia 114 projetos, beneficiando mais de 30 mil crianças e adolescentes.
Do Site Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário